Sustentabilidade – o novo consumidor está preocupado com o meio ambiente

Por Patricia Totaro

 

As pessoas ficaram muito impactadas com a redução da poluição no ar e nos mares durante a quarentena mundo afora. Muito mais gente do que antes, agora está preocupado com o meio ambiente.

Isso gera consequências significativas na arquitetura das academias. E isso é muito bom!

Para academias existentes há algumas ações que podem ser feitas para tornar a operação mais sustentável e que não implicam em grandes investimentos:

  • redução e reciclagem de lixo
  • redução de consumo de papel passando a usar treinos, contratos e folders virtuais
  • eliminação de copos plásticos, para quem ainda os usa, com uma campanha para que todos levem suas garrafas (o que aliás, na reabertura controlada é obrigatório).
  • se sua academia ainda não tem, coloque torneiras com fechamento automático e faça campanhas de redução de uso de água especialmente durante o banho.

As academias devem se planejar para algumas obras, pequenas ou grandes, que visam economia de recursos naturais. Vale lembrar que essas obras se pagam com o tempo, pela economia que geram, além de fazer bem para o meio ambiente:

  • Faça um trabalho de redução do consumo de energia elétrica, buscando sistemas de climatização, aquecimento de água e iluminação mais eficientes energeticamente. Use sistemas de automação para ajudar a reduzir esse gasto. Hoje muitos já são bastante viáveis!
  • Estude a colocação de placas fotovoltaicas para gerar sua própria energia e pesquise linhas de crédito muito atrativas para essa instalação.
  • Tenta viabilizar também o reaproveitamento da água, tanto da chuva, quanto das águas cinzas (que vem dos banhos e pias e passam por tratamentos para serem reutilizadas em bacias sanitárias e limpeza). Essa questão exige uma obra maior, mas possível se você vai passar por uma reforma nos vestiários.
  • Use o máximo possível de sistemas que reduzem o uso de água, como chuveiros economizadores (mas que tenham um banho bom) e torneiras automáticas

Agora, se você vai construir uma academia nova, já deixe previstos os sistemas de eficiência energética e reuso de água. Além, é claro, de utilizar a luz do sol a seu favor, abrindo janelas para onde não bate sol direto para entrar luminosidade e usando elementos que evitem a incidência de calor onde bate muito sol. Mesmo que sua academia vá usar ar condicionado, é muito bom deixar prevista aberturas para ter ventilação cruzada e evitar o uso dos sistemas de climatização em algumas horas do dia ou épocas do ano, dependendo do calor ou frio de sua cidade.

Vale lembrar que a sustentabilidade não precisa necessariamente aparecer na ambientação, mas precisa ser muito bem comunicada aos alunos, que vão se identificar cada vez mais a sua academia. E vai ajudar a sua academia a reduzir o custo fixo. É bom para todo mundo!

 Pense nos detalhes!  Arquitetura é parte da Gestão! 

Bom projeto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *