Segurança como primeira necessidade do novo consumidor

Por Patricia Totaro

Arquitetura esportiva é baseada no tripé: segurança, performance e conforto. Antes da pandemia, entendíamos a segurança na prática da atividade física: pisos adequados nas áreas de exercício, água bem tratada nas piscinas, equipamentos e ambiente seguros.

Mas o consumidor mudou. E temos que acompanhar essa mudança. O primeiro item decisor para o novo cliente se optar pela sua academia é a segurança ambiental: ele precisa ter certeza que a academia toma todas as precauções higiênicas necessárias para evitar a contaminação pelo Covid-19.

E não basta tomar as precauções. Precisa comunicá-las com muita eficiência.O cliente precisa ver que a limpeza do ambiente está sendo prioridade.

  • Já na entrada, coloque álcool em gel ou pia e aproveite o totem ou bancada para mostrar quais as precauções de limpeza e distanciamento social que a sua academia está tomando.
  • No controle de acesso, comunique novamente se você tiver reconhecimento facial ou optar por deixar a catraca sem as hastes.
  • Tenha na sua recepção máscaras, elásticos para prender cabelos longos, garrafinhas e toalhas individuais para quem esqueceu de trazer. Cobrar ou não por esses itens depende do posicionamento de sua academia, mas ter tudo o que o aluno pode precisar para treinar é imprescindível.
  • Demarque o chão desde o acesso, passando pelos equipamentos, áreas de exercício e salas de ginástica. Lembre-se de demarcar também a fila do bebedouro e os vestiários. Essa demarcação pode e deve ser simpática, com frases de acolhimento como “que bom que você veio”.
  • Coloque o higienizador em totens com bastante destaque. Se puder iluima-los melhor ainda. Nesse momento eles são os seus diferenciais. Lembre-se de colocar junto toalhas ou papéis de limpeza e também as lixeiras de descarte após o uso.
  • Nos bebedouros, que não poderão ser usados como fonte, mas em algumas cidades poderão ser usados para encher as garrafas, aproveite para comunicar novamente sobre os pontos que sua academia tem de atenção para a segurança.

Comunicação sobre a segurança é a palavra-chave para que seu cliente sinta que sua academia é o lugar certo para ele treinar. Mas lembre-se também de não dar a percepção de um lugar com risco, pelo contrário, é um lugar de saúde e alegre e isso deve transparecer em sua ambientação e comunicação.

Continue a pensar em cada detalhe para sua academia estar a frente de seu tempo, como a eliminação do balcão de recepção, criação de várias áreas de convivência atrativas e estímulos sensoriais adequados à cada público alvo.

Use a arquitetura de forma estratégica e bom Projeto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *