Praticar atividade física melhora o desempenho nos estudos

Estudar, estudar, estudar. Essa é a rotina de quem se prepara para fazer uma prova importante, um vestibular, um concurso público ou prestar o Enem. Nessa época, a vida social é deixada de lado, o contato com os amigos, com a família, e o que dirá com os colegas de academia e a pelada do final de semana, já que na maioria das vezes as atividades físicas ficam em segundo plano.

Um estudo realizado por especialistas da Faculdade Aliança, da Universidade Católica de Brasília, do Instituto Federal do Piauí e da Universidade Estadual do Piauí mostra que a prática de atividades físicas nesse período é essencial para um bom desempenho nessa fase da vida.

Pesquisadores avaliaram o nível de estresse de 141 adolescentes na faixa etária de 17 a 18 anos de idade, de ambos os sexos, matriculados no terceiro ano do Ensino Médio de uma escola particular em Teresina.

O estudo chegou à conclusão que programa de exercícios físicos combinados (alongamentos, aeróbios e resistidos), durante dez semanas, com frequência de duas sessões de 60 minutos, executados em intensidade moderada foi capaz de reduzir os níveis de estresse da amostra de estudantes que estavam em fase de preparação para os exames de admissão das universidades.

A prática de atividade física é considerada uma das medidas não medicamentosas mais poderosas para a saúde mental, ajudando no combate da ansiedade e da depressão.

E não é só a mente que se beneficia com os exercícios. Eles também são responsáveis por melhorar a capacidade cardiorrespiratória, as funções cognitivas (memória, atenção e raciocínio) e a qualidade do sono, fatores importantes que otimizam a capacidade de aprendizagem de crianças e adolescentes na escola.

Mas apesar de todos os benefícios, é preciso ter cuidado para evitar lesões e saber quais exercícios são recomendados para você, além de cuidar da alimentação. Descansar também é extremamente importante para fazer você se sentir bem e estar preparado para a rotina.

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