Ovo todos os dias? Pode sim!

Eu sei que você já ouviu falar muito mal do ovo, mas esqueça todas aquelas baboseiras e leia esse texto!

Muito se falou a respeito do malefício do colesterol relacionado ao ovo, mas saiba que até hoje não houve nenhum estudo que conseguiu comprovar essa teoria, afinal, mesmo que um alimento contenha colesterol, não significa que vá aumentar o mau colesterol no sangue, e sim, está liberado comer ovo todos os dias!

Na verdade, o ovo é considerado o segundo alimento mais completo do mundo. Tudo que é necessário para que haja uma vida, está contido nele, afinal, ele forma uma vida! Para que você saiba, o primeiro alimento mais completo é o leite materno, o segundo é o ovo, e o terceiro o coco!

O ovo é composto por:

– Ácidos graxos saturados
– Ácidos graxos insaturados
– 20 aminoácidos
– 14 minerais
– 12 vitaminas
– carotenóides

Isso tudo é o suficiente para manter o bom funcionamento do organismo e prevenir doenças. Os benefícios do ovo vão desde ajudar a retardar o envelhecimento até melhorar a saúde da pele, dos olhos e cerebral, a aumentar a imunidade, tem ação anti-inflamatória, auxilia no emagrecimento, pois gera saciedade, melhora o humor, aumenta o HDL (colesterol que chamam de bom), controla a insulina, além de ser uma das melhores fontes de proteínas da alimentação.

E claro, sempre escolha os ovos caipiras e orgânicos, pois eles concentram muito mais os nutrientes. Mas caso não tenha acesso a eles, os ovos comuns de supermercado suprem a necessidade, o importante é consumi-los! O ovo é barato, tem um gosto delicioso e é versátil, pois é possível prepará-lo de várias maneiras.

Preparei duas receitas deliciosas e que levam todos os benefícios do ovo:

Abacate ao forno, recheado com ovo

Ingredientes:

4 ovos grandes
2 abacates maduros
Azeite de oliva extra-virgem
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
Sal, pimenta e ervas naturais á gosto

Modo de preparo:

Corte o abacate pela metade e tire o caroço. Extraia 2 colheres de sopa da polpa do abacate para deixar espaço para o ovo. Coloque o queijo ralado com cuidado, abra o ovo e coloque no espaço central do abacate. Coloque sal e pimenta a gosto e tempere com ervas aromáticas. Asse por 15 minutos em forno a 200º C, até que o ovo alcance o ponto de cozimento desejado. Está pronto!

 

Muffin de ovos

Ingredientes:

12 ovos
2 xícaras de chá de queijo parmesão ralado
½ xícara de chá de de cebolinha
2 xícaras de abobrinha e tomates picados sem semente
½ xícara de bacon fatiado e já frito
Azeite de oliva extra-virgem
Sal e pimenta á gosto
Orégano, salsa ou temperos secos de sua preferência

Preparo:

Unte com azeite 12 forminhas de silicone específicas para muffins. Corte os tomates e a abobrinha em pedaços pequenos e doure numa frigideira. Corte em quadrados o presunto ou os pedaços da carne desejada. No fundo da forma, coloque uma camada de bacon seguida dos legumes, queijo ralado e a cebolinha. A forma deverá estar cheia, aproximadamente até 2/3.
Com um garfo, bata os ovos, adicione os temperos, o sal e a pimenta. Em cada forma, despeje cuidadosamente a mistura do ovo. Asse durante aproximadamente 15 minutos em forno a 200ºC. Estão prontos! Você pode substituir a abobrinha e o tomate por outros vegetais, como berinjela, alho poró, cogumelos, brócolis, etc.

Um beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *