Oclusão vascular no treinamento de força

O treinamento de força com oclusão vascular tem se popularizado no Brasil, principalmente, em virtude do investimento que alguns professores e pesquisadores têm feito na produção e divulgação de material em língua portuguesa a respeito do tema. Trata-se de um método de treinamento de força que combina o uso de cargas externas baixas com restrição parcial do fluxo sanguíneo para o membro que está se exercitando, sendo que essa restrição, geralmente, é feita através do uso de um manguito inflável.

O esforço desses profissionais tem como justificativa a eficiência do método apresentada em diversas pesquisas científicas. Embora o treinamento de força tradicional com altas cargas já seja amplamente reconhecido pelos resultados proporcionados sobre força e massa muscular, o treinamento de força com oclusão vascular tem mostrado potencial para promover resultados semelhantes, porém sem que haja a necessidade de se utilizar cargas pesadas e nem conduzir repetições até a falha concêntrica.

Assim, o método torna-se uma alternativa interessante para promover aumento de força e hipertrofia em situações ou condições nas quais as cargas elevadas não são sugeridas ou bem toleradas. Nesse sentido, pessoas com problemas de ordem musculoesquelética, atletas em fase recuperativa, bodybuilders em fase de restrição calórica ou pessoas que não gostam de treinar pesado podem se beneficiar de seu uso.

É importante ressaltar que, apesar dos benefícios supracitados, a restrição do fluxo sanguíneo pode trazer riscos, sobretudo, se não for controlada de forma adequada. Para tanto, controlar a pressão e as variáveis de treino de forma precisa é fundamental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *