Maca peruana: um afrodisíaco natural para as mulheres

Estudos feitos pela universidade peruana Cayetano Heredia mostraram que o consumo da maca peruana aumenta a produção de sêmens nos homens, além de aumentar a energia, libido, vigor, desejo sexual, além de reduzir os níveis de estresse e ansiedade nas mulheres. Tal efeito pode estar relacionado à ação do alimento sobre o hipotálamo e as glândulas supra renais, gerando tais efeitos estimulantes.

A maca peruana é um tubérculo (raiz) conhecido como um dos principais ‘superfoods’ dos Andes e também um dos meus queridinhos, não apenas por ser um alimento nutritivo, como todos os alimentos funcionais, mas também por ser fonte de vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos, fibras e ajudar a aumentar a libido!

Por isso que um dos benefícios mais conhecidos (e fortemente comercializado) da maca, é que ela é considerada um afrodisíaco. E a ciência apoia isso!

De acordo com um estudo* de 2010, dois ensaios clínicos randomizados sugeriram que a maca peruana pode ter um efeito positivo na disfunção sexual ou no desejo sexual em mulheres na menopausa e em homens adultos após 6 semanas de ingestão. Mas a maca parece ser especialmente potente para os homens. Outro estudo descobriu que, em comparação com aqueles que tomaram placebo, homens que consumiram 1,5 a 3 gramas de maca experimentaram um aumento no desejo sexual.

A maca é um adaptógeno, o que significa que pode ajudar o corpo a se adaptar naturalmente a estressores externos. Uma das muitas funções adaptogênicas da maca é a capacidade de equilibrar os hormônios quando o corpo está sub ou superproduzindo, e isso de uma certa forma beneficia principalmente a mulher.

Um estudo de 2006 publicado no International Biomedical Science Journal descobriu que a maca orgânica é particularmente benéfica para as mulheres na pós-menopausa. O estudo concluiu que os níveis hormonais equilibrados da maca aliviaram os sintomas de desconforto na menopausa, incluindo ondas de calor e sudorese noturna.

Que tal incluir este superfood na sua alimentação? A dose recomendada normalmente é de 1 colher de chá junto a sucos, shakes, frutas ou até mesmo pura, mas consulte um nutricionista para saber a sua dosagem correta 😉

*https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20691074

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