Levantamento de peso olímpico e saúde 

O Levantamento de Peso Olímpico, também chamado de LPO, é muito conhecido como um meio de treinamento muito eficiente na melhora da força explosiva, capacidade de força importante nos esportes, mas a modalidade também pode gerar benefícios para a saúde que não são tão conhecidos.

O LPO é ótimo para saúde cardiovascular, pois diminui a frequência cardíaca de repouso e a pressão arterial sistólica, aumenta o Vo2 máximo e induz a hipertrofia cardíaca fisiológica. Estas alterações cardiovasculares somadas ao aumento da força muscular resultam em menor repercussão hemodinâmica nas atividades da vida diária.

Para a saúde óssea, a atividade promove o aumento considerável da densidade mineral óssea, sendo um importante tipo de exercício para a prevenção da osteoporose. Neste caso, os exercícios podem ser adaptados para a terceira idade e resultar em grandes benefícios.

Já em relação ao sobrepeso e obesidade, o treinamento com LPO, por sua característica de exercício global e utilização de vários grupos musculares, produz um alto custo metabólico e contribui para um balanço calórico negativo essencial no processo de emagrecimento. A melhora na composição corporal também é influenciada pelo aumento da massa muscular proveniente dos estímulos de alta intensidade do exercício.

Além dos benefícios relatados acima, o LPO auxilia no desenvolvimento motor de crianças, motiva a prática de exercícios físicos pela constante variação de treinos, melhora a postura e promove um condicionamento físico geral.

 

Ricardo de Barros (Riccardo Rambo)

CREF 140582-G/SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *