Fitness Group: quadro de aulas competente = sala cheia em qualquer horário

Dentre os muitos desafios de um coordenador da área da ginástica temos alguns importantes tais como escolher as modalidades, encaixar no melhor horário, atender aos gostos dos alunos e ainda gerenciar as reclamações.

Imaginem a seguinte fala:

“Como professor, coordenador ou administrador de uma academia, quero que a sala de ginástica esteja sempre cheia e em qualquer horário. Preciso de um quadro de aulas incrível, que ofereça o maior número de modalidades, aulas diferentes que atendam o mercado, e que eu possa estar sempre no mesmo nível dos meus concorrentes.”

Será que é isso? E se for, será que é só isso?

Atualmente temos tantas variedades de aulas que os horários de uma academia podem ser comparados a um cardápio de uma restaurante de cozinha internacional.

Mas o que faz você querer muito experimentar os pratos deste restaurante e sempre voltar lá? Quando um prato em especial é bom, frequentemente se fala: “vou lá para comer o melhor camarão que já comi”, por exemplo. Ou indica: “vá lá que é divino!”

Você tem a garantia de que sempre terá o mesmo sabor e qualidade. E isso se dá também e principalmente pelas pessoas que lá estão.

Se na rua de trás abrir um outro restaurante semelhante direcionado para o mesmo segmento, cozinha internacional, terá que colocar os mesmos pratos. Afinal, se ele tem, eu também preciso oferecer. Somos iguais, do mesmo nicho. Este novo restaurante pode ter até os mesmos fornecedores, mas pode não ser a sua praia. E como ele não tem “as pessoas”, não dá certo. Talvez se o cardápio fosse mais enxuto, mas com a qualidade garantida pela sua expertise, funcionasse melhor.

Isso significa que uma boa estratégia seria focar no seu sub nicho. E estar nele é fundamental para o sucesso. Você nunca vai conseguir agradar a todos! E ainda por cima o seu público pode não estar com o seu concorrente.

O que isso tem a ver com sala cheia em uma academia?

Podemos fazer uma analogia pensando nas aulas coletivas. O que de fato faz seu quadro de aulas ser eficiente? Como ter uma variedade de aulas que realmente atendam a expectativa? Tal qual o prato do restaurante, o sabor vai ser o mesmo? Vão indicar? Eu tenho as pessoas certas?

É preciso avaliar o seu nicho de mercado e mais importante do que isso, avaliar o sub nicho. Pois é para este público que você vai levantar todos os dias pela manhã e direcionar o seu melhor trabalho. De novo: o seu MELHOR trabalho. E não o trabalho que todo mundo faz.

É preciso sim avaliar o mercado e o que ele consome. É preciso sim avaliar as tendências. É preciso pensar no quanto se tem para investir. É preciso planejar para que haja o retorno do investimento. Mas de nada disso vai adiantar se o foco for somente para as tendências e não para as necessidades do seu sub nicho.

Então você se vê com um quadro de horários incrivelmente variado, de acordo com o que o mercado orienta, porém não tem a produtividade que gostaria. A sala não enche. E sala de ginástica vazia não é boa propaganda na hora do tour da academia.

Isso tem a ver com talentos e é para este ponto que todos os seus serviços precisam ser direcionados.

Vamos citar alguns fatores que podem contribuir para essa jornada:

• O que é o efeito Batman;
• Borogodó;
• Modalidades e resultados;
• Verdadeiro ou falso;
• O que faz uma aula ser cheia;
• 3 fatores que levam a dar certo;
• O mundo é das pessoas;
• Engorde a sua expertise.

Se você captar estes fatores e direcionar o seu trabalho para seu sub nicho, provavelmente você chegará em um quadro de aulas eficiente e sala cheia o tempo todo e a qualquer hora.

O seu negócio ou a sua gestão tem boa repercussão quando você apresenta seus resultados e ninguém pode derrubar isso. E se tratando de saúde e qualidade de vida, se for feito com integridade as chances de dar certo e por muito tempo são grandes.

As pessoas voltam? Elas indicam a sua academia por causa das aulas? Os próprios alunos indicam para o cliente interno determinadas aulas?

Lembra do restaurante? Aqui vai ser igual. Tem mais credibilidade e, portanto retenção. Ah a retenção! Como queremos isso! E nesse momento mostrar a sala sempre cheia na hora do tour da academia será um tiro certeiro para a captação.

As aulas coletivas dentro de uma academia equivalem a bateria da escola de samba. Ali tem gente, de preferência muita gente; tem música; tem um relacionamento interpessoal diário; as pessoas fazem barulho, cantam, falam alto; estão em grupo formando uma mini sociedade. E quando todo esse povo sai de dentro da sala para outras partes da academia então? É um furor, uma festa. Não tem quem não se envolva. E sempre tem o mestre da bateria para guiar a harmonia da coisa toda. No nosso caso, o coordenador.

Uma vez em meados dos anos 80, eu trabalhava na academia Runner Bem Te Vi em SP e resolvemos fazer um circuitão em um sábado. Escolhemos o sábado exatamente por poder usar mais as dependências da academia sem atrapalhar o andamento das outras áreas em dias de semana. Fazíamos duas ou mais modalidades em cada sala de ginástica, na musculação, uma no solarium e uma turma que corria na rua por 6 minutos. Quando eles voltavam da corrida trocava de estação. Totalizavam 12 estações, sempre 12. Vocês vão saber o porquê mantivemos o 12.

A festa era enorme, mas o melhor de tudo isso era a integração das áreas pois todos os profissionais estavam envolvidos. Era uma aula de aproximadamente 1h30 e ninguém saía dali. A integração também se dava entre os alunos das outras áreas da academia. Fizemos muitas vezes esse circuito e a estação 12 era sempre composta dos alunos “marombeiros da musculação”. Eles tinham até um grito de guerra. Imaginem aqueles homens gigantes passando pela estação do step, da ginástica aeróbica e do aquecimento então? Era muito divertido!

Espontaneamente eles faziam uma camiseta com o número 12 que era customizada para cada circuito e ao final da aula eles, alunos do grupo 12, escolhiam um professor para dar a camiseta de presente. Imaginem, eles premiando o professor pelo desempenho.

Isso que acabei de contar mostra como a ginástica bem gerenciada pode ser forte mesmo dentro de uma academia. A participação da bateria na escola de samba é fundamental. A ginástica de qualidade dentro de uma academia é fundamental.

Não tenho dúvidas. A sala de aula de ginástica é o metro quadrado mais rentável de uma academia. Principalmente se esta academia sabe o que quer. E só pode dar certo, se estiver com o foco bem direcionado, afinando o trabalho da equipe diariamente, oferecendo qualidade nas aulas, eficiência e resultados. Ninguém derruba seus resultados.

5 thoughts on “Fitness Group: quadro de aulas competente = sala cheia em qualquer horário

  1. Simone Pereira says:

    Ola!!!

    Gosto muito de desafios, procuro sempre estar renovando, pois as aulas de ginástica bem elaborada e planejada pode trazer muitos alunos a qualquer horários.

    Já fiz alguns cursos com vc Mônica, adorei, quem sabe estarei presente. Bjs

  2. Marta pie says:

    Muito bom e tenho muito interesse. Vocês poderiam vender esta palestra on-line, Ou fazer EAD pois tenho interesse porém não tenho possibilidades de ir a São paulo.

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