Exercício em casa: 5 dicas para treinar com segurança e evitar lesões

Em meio a pandemia de Coronavírus que estamos vivendo, nossos hábitos de vida mudaram completamente: não podemos sair de casa – a não ser para o necessário – para muitos, as casas se tornaram escritórios e, quem tinha o hábito de praticar atividades físicas, seja na academia ou em parques, teve que se reinventar e contar com a ajuda das lives, redes sociais e aplicativos.

Praticar atividade física para traz benefícios para a saúde, para o corpo e até para a mente, porém, a prática incorreta pode ser prejudicial, já que estamos longe dos olhos do personal e dos professores de Educação Física, que estão sempre apostos para corrigir qualquer movimento errado.

Por isso, o Dr. Layron Alves, especialista em ombro e cotovelo e sócio da Clínica LARC, dá 5 dicas para você treinar com segurança na sua casa e evitar lesões:

  1. Aqueça o corpo: antes de começar a rotina de atividades em casa é preciso se aquecer para preparar e adaptar o corpo para os exercícios e, assim, evitar lesões, câimbras e trazer mais resistência e força para o organismo;
  2. Respeite o seu nível: exigir demais do seu corpo pode colocar sua saúde em risco. Por isso, opte por treinos que estejam alinhados com a sua saúde física, sendo por exemplo, um iniciante ou uma pessoa acostumada a fazer exercícios frequentemente;
  3. Aposte em roupas adequadas: mesmo em casa é preciso optar por roupas que não limitem os movimentos do corpo e um tênis que seja capaz de absorver o impacto das atividades, evitando assim, a sobrecarga da coluna e pernas;
  4. Cuidado na hora de adaptar objetos de casa: fique atento se o objeto aguenta o seu peso, opte por um colchonete ou tapete na hora de realizar exercícios no chão e cuidado com peso de itens improvisados para não colocar uma carga maior do que o ideal para o seu corpo;
  5. Cuide de sua alimentação e sono: independente do tipo de atividade física é essencial ter uma alimentação adequada com proteínas, cálcio e outras vitaminas. Além disso, procure ter uma boa noite de sono, aposte no consumo de água antes e depois do treino, pois ela garante a reposição de líquidos perdidos.

O doutor ainda faz um alerta caso surjam dores indesejadas pela realização de exercícios: “Desde que sejam adotado os cuidados necessários, treinar em casa pode sim ser eficaz, prazeroso e até barato. Por isso, vá com calma e aposte em regularidade e não intensidade. E lembre-se em casos de dores intensas por vários dias é melhor suspender as atividades e consultar a opinião do seu médico de confiança”, finaliza o ortopedista.

 

Dr. Layron Alves é ortopedista e especialista em cirurgia do ombro e cotovelo, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC). O especialista é preceptor efetivo da residência médica do Hospital Ipiranga SP. Atualmente mestrando e doutorando em Ciências da saúde e membro do grupo de cirurgia do ombro e cotovelo da Faculdade de Medicina do ABC.

 

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