Diferença no treinamento entre homem e mulher

Por Caroll Martins

Homens e mulheres têm diferenças que influenciam na montagem do treinamento, execução e, consequentemente, nos resultados. As diferenças fisiológicas interferem no resultado tanto com relação ao desempenho de força e endurance, quanto na estética. Mulheres têm uma baixa produção de testosterona quando comparadas com os homens, e por isso, apresentam menos força e desenvolvimento muscular. Elas também tendem a ter o metabolismo mais lento e um maior acúmulo de gordura principalmente na região do quadril devido aos níveis mais altos de estrogênio, o que torna a definição muscular mais difícil.

Com relação aos objetivos observa-se a importância da visão sobre a proporção do físico feminino. A maioria das mulheres intensifica o trabalho de coxas e glúteos, porém, o trabalho de membros superiores pode fazer total diferença no resultado final. Trabalhar membros superiores com a intenção de equilibrar a proporção com quadris mais largos é um dos pontos chave. A linha de cintura, tão característica do físico feminino também deve ser vista com atenção, podendo ser até acentuada com um trabalho de hipertrofia de dorsais por exemplo. O desenvolvimento de ombros dá a sensação visual de físico mais atlético e a escolha por ter gomos no abdômen, uma leve marcação ou um abdômen lisinho, também fazem parte, portanto a montagem do treino deve levar em consideração o biotipo da cliente, a condição física e o seu objetivo final.

Alguns cuidados devem ser redobrados com relação ao treino de membros inferiores devido às mulheres serem o grupo mais propenso a desenvolver a condromalácia patelar. Isso acontece devido ao aumento do ângulo Q, que é formado pela junção da linha que vai do centro da patela até a tuberosidade tibial e do centro da patela até a crista ilíaca superior. No entanto, variáveis como volume de treino, intensidade e frequência devem estar de acordo com os objetivos assim como na elaboração do treinamento masculino.

Maria Carolina Meyer Martins – CREF 028317-G/RS

Graduada Educação Física, especialista em Saúde e bem-estar, atleta profissional Bikini Fitness multicampeã Mundial e 3x campeã brasileira, atua como personal trainer e ministra palestras sobre treinamento feminino.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *