Dicas de etiqueta para sua equipe de atendimento

Por Noara Pozzer

Atualmente, muitas empresas apostam em um ambiente descontraído para motivar os funcionários e deixar os clientes mais confortáveis. Outras companhias mantêm o perfil sóbrio. Em ambos os casos, noções básicas de postura e aparência não podem ser negligenciadas.

Não importa o nível de formalidade no ambiente de trabalho. É fundamental evitar gafes e deixar de chamar a atenção pelos motivos incorretos.

Para ajudar profissionais de vendas e líderes de equipes comerciais, reunimos algumas das mais importantes dicas de etiqueta. Não se tratam de regras rígidas, mas sim de lembretes de bom senso que estão entre as qualificações de qualquer nível hierárquico em uma empresa.

Continue acompanhando e fique por dentro do assunto!

Regras básicas de etiqueta corporativa

Aquela velha premissa de que a primeira impressão costuma ser a que fica, é verdadeira. Ainda mais quando um cliente adentra uma empresa pela primeira vez. É inquestionável a relevância de passar uma imagem digna de credibilidade e saber como mantê-la.

Existem aspectos importantíssimos na hora de se vestir, de se expressar e de se portar. Isso se aplica a todo e qualquer nicho ou segmento de atuação. São comportamentos básicos que nem todos lembram de cumprir ou simplesmente começam a deixar de prestar atenção com o passar do tempo.

Felizmente, o marketing pessoal tem sido utilizado para relembrar o impacto que a imagem e postura dos profissionais tem nos seus resultados. Por essas e outras razões, seguir algumas dicas de etiqueta é como aderir a um código de comunicação corporativa. E nós vamos começar pelas recomendações mais polêmicas: as do visual.

Aparência feminina

Por conta dos rígidos padrões sociais que se delimitaram com o passar dos séculos, as mulheres estão mais sujeitas a “errar” no ambiente corporativo do que os homens. A variedade de estilos e peças no vestuário feminino demandam de muito cuidado na hora da escolha do look para ir ao trabalho.

De acordo com consultores e suas dicas de etiqueta, as sugestões são:

  • Usar roupas mais clássicas e discretas;
  • Usar tecidos mais encorpados para evitar transparências;
  • Tomar cuidado com o comprimento de vestidos, saias e shorts, mantendo as peças no máximo a 4 cm acima do joelho;
  • Não usar calças de cós baixo ou blusas com a barriga aparecendo;
  • Redobrar a atenção com roupas decotadas, seja no colo, nos braços ou nas costas;
  • Evitar saltos muito finos e altos;
  • Evitar rasteirinhas muito abertas e chinelos;
  • Não exagerar no número de acessórios;
  • Optar por maquiagens mais leves e discretas;
  • Não deixar o sutiã ou outras peças de lingerie à mostra;
  • Não usar blusas e vestidos tomara que caia ou de um ombro só.

Aparência masculina

O foco da aparência masculina se concentra normalmente na higiene pessoal. Porém, também é preciso tomar cuidado com o tipo de roupa escolhida, principalmente no que diz respeito ao estilo e combinações.

Dentre as dicas de etiqueta para os homens no ambiente de trabalho, estão:

  • O cabelo deve estar sempre bem cortado e limpo;
  • A barba deve estar bem aparada;
  • Quando usar roupas sociais, optar por tecidos que não amassem com tanta facilidade;
  • Preferir peças com tons neutros e que transmitam confiança;
  • Não usar camisas com botões faltando ou mal alinhadas;
  • Não usar bonés, toucas e chapéus;
  • Não usar regatas e bermudas;
  • Em ambientes corporativos, evitar gravatas chamativas;
  • Não usar calças de jeans rasgado, desfiado ou desbotado demais;
  • Usar as meias da mesma cor do sapato;
  • Não usar chinelos e sandálias.

Postura diante do cliente

Engana-se quem pensa que as dicas de etiqueta para vendedores se restringem à aparência. O ambiente profissional exige cuidado com o que for dito, quando for dito e como for dito. Em termos gerais, nos atendimentos é essencial:

  • Interagir com respeito e cordialidade;
  • Sempre cumprimentar as pessoas com “bom dia”, “boa tarde”, “olá, tudo bem?” e com um semblante amigável e prestativo;
  • Não falar muito alto;
  • Não falar muito baixo;
  • Tomar cuidado com o hálito quando falar próximo da pessoa;
  • Não exagerar nos gestos para dar ênfase ao que está sendo dito.

Todos esses cuidados acima citados contribuem para que negócios sejam fechados e o profissional de vendas transpareça mais segurança. Além disso, a atenção do consumidor fica mais focada no que realmente interessa, ao invés de desviar para o atendente propriamente dito.

Postura diante dos colegas de trabalho

As dicas de etiqueta para o trato com os colegas, sejam eles de níveis hierárquicos superiores ou não, é baseada no respeito. Por isso, recomenda-se extremo cuidado com os seguintes aspectos:

  • Cumprimentar os colegas ao chegar e se despedir ao sair;
  • Manter o respeito em todas as situações, mesmo nas mais estressantes;
  • Tratar os outros como gostaria de ser tratado;
  • Pedir desculpas quando necessário;
  • Pedir “por favor” quando solicitar ajuda;
  • Agradecer quando alguém fizer um favor ou for solícito de alguma maneira;
  • Não invadir a privacidade alheia;
  • Ser pontual e assíduo(a);
  • Não se ausentar durante o expediente de trabalho por muito tempo ou várias vezes ao dia;
  • Não atribuir apelidos ou adjetivos pejorativos aos colegas;
  • Tomar cuidado com o excesso e o nível de brincadeiras;
  • Não usar palavras obscenas e agressivas;
  • Ter bom senso em todos os momentos;
  • Ser solícito e contribuir para o desempenho da equipe como um todo;
  • Cumprir com todas as obrigações que forem atribuídas e acordadas previamente;
  • Respeitar prazos de entrega de tarefas;
  • Evitar perder tempo com assuntos pessoais ou tarefas que não fazem parte do cargo;
  • Respeitar o prazo estipulado para a pausa do almoço e outros intervalos;
  • Saber respeitar as hierarquias corporativas;
  • Informa-se sobre as regras particulares às práticas da empresa e cumpri-las mesmo que não concorde com todas desde que não sejam abusivas;
  • Não exagerar no uso de perfumes e loções;
  • Não esquecer do uso de desodorante.

Como você pode perceber, as dicas de etiqueta se referem a pequenas atitudes do dia a dia. No entanto, cada uma delas têm a sua razão de ser e é relevante.

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