Como gerenciar as redes sociais que geram vendas!

  A presença nas redes sociais deixou de ser um diferencial para academias, estúdios, personal trainer e se tornou uma obrigação.
  Hoje, as empresas veem valor nessas plataformas e as usam para relacionamentos com clientes e para promover as vendas de seus serviços e conteúdo.
  Muitas Academias criaram perfis nas redes sociais com o objetivo de se aproximar dos clientes e não perder para a concorrência. No entanto, muitos o fazem sem definir uma estratégia. Isso ocorre porque há uma falta de conhecimento sobre como gerenciar redes sociais.

O que é gerenciamento de mídia social?
  A gestão de redes sociais é uma atividade que surgiu e ganhou espaço há alguns anos. No entanto, muitas pessoas ainda acreditam que o trabalho é apenas uma postagem, mas gerenciar as redes sociais é muito mais do que isso.
  Envolve a definição de estratégia, posicionamento, planejamento e execução de publicações.
  Acompanhamento e levantamento de resultados.
  Para que tudo isso seja feito corretamente, é importante ter uma pessoa, equipe ou consultoria dedicada a esses canais. Isso contribui para que as redes sociais sejam vistas como importantes e necessárias para a empresa, e não como uma obrigação ou supérflua que não traz benefícios.

Em quais redes sociais sua academia deve estar presente?
  O primeiro passo é definir quais redes sociais fazem sentido para sua academia estar presente. 
  Em algumas redes sociais, como Facebook, Instagram, WhatsApp, é fundamental estar presente, isso se deve ao amplo alcance que essas redes sociais possuem. A primeira análise a fazer é definir as pessoas do seu negócio e, em seguida, identificar em quais redes sociais elas estão, para saber quais dessas plataformas faz mais sentido investir.
  E muitas vezes a única maneira de fazer isso é por meio de testes. Você não perderá nada se criar um perfil em uma rede social e descobrir que sua pessoa não está lá.
O Facebook é a rede social mais popular do planeta. Na América Latina são mais de 289 milhões de usuários (fonte de 2019). As atualizações do Facebook funcionam de forma dinâmica e cada usuário recebe um tipo de conteúdo de acordo com o que gosta ou mais acessa, que inclui amigos e páginas. O Facebook mostra que mostra o o conteúdo mais relevante para cada tipo de usuário por meio de um poderoso algoritmo capaz de absorver informações sobre a navegação de cada pessoa, por isso nem sempre vemos todas as publicações em determinadas páginas.
  O Instagram viu seu crescimento decolar, eram 700 milhões de usuários ao redor do mundo, levando você para o grupo de redes sociais com mais de um bilhão de usuários, que atualmente tem Facebook, Messenger e WhatsApp.             
  A rede social tem muito apelo visual, afinal é focada em fotos e vídeos, e pode ser importante para empresas do segmento de turismo, gastronomia, vestuário, calçados, entre outros.

Como construir minhas estratégias nas redes sociais?
  É muito importante definir o propósito de estar presente nas redes sociais.                     
  Divulgação / fortalecimento da marca;                                                           
  Educação por meio da divulgação de conteúdo e levar as vendas.                                 
  Também servem para reforçar o posicionamento da sua marca. Uma maneira de fazer isso é criar conteúdo relevante, especialmente para as mídias sociais. Você pode pensar que produzir conteúdo exclusivamente nas redes sociais é uma perda de tempo.                                                                               
  Existem pessoas e empresas que praticamente se tornaram referência em áreas de atividade, muitos deles começaram a falar do seu mercado nos meios de comunicação.                                                   
  Uma maneira de incentivar seu público-alvo a se interessar por sua solução é educá-los sobre a importância dos benefícios de seus serviços e mostrar a eles como você pode ajudar a resolver suas dores e problemas. E, nesse sentido, a mídia social é uma ótima maneira de educar seu público. Aproveite o potencial de conteúdo estático e de saúde, aumente a imunidade e use formatos atraentes para muitos influenciadores de mercado que construíram sua autoridade principalmente nas mídias sociais.
  No entanto, depois de encontrar consumidores com esse perfil nas redes sociais, você pode usá-los para venda.
  E existem várias maneiras de fazer isso: você pode criar anúncios direcionados a um determinado público (de acordo com seu perfil e interesse) ou abordar as pessoas individualmente, neste segundo caso, sempre explique por que está entrando em contato com elas e deixe claro seus objetivos Segundo alguns dados, mais de 76% dos compradores se sentem dispostos a conversar nas redes sociais quando o responsável pela prospecção estabelece critérios claros.    Quaisquer que sejam as estratégias que você decida abordar, o fundamental é que apenas um objetivo seja o carro-chefe (ter foco) e que esse objetivo esteja atrelado ao momento da sua empresa, então prepare sua academia para fazer muitas vendas pela Internet!

O que devemos postar nas redes sociais?
  Para definir o que será publicado, é muito importante saber qual é o seu objetivo. Por exemplo, nas Academias que frequento, o objetivo principal da estratégia de mídia social aqui é a geração de Leads (novos contatos), já que dependemos dela para equipar nossa equipe de vendas.
  Com isso em mente, a maioria de nossos posts são posts de treinamento de fitness ou materiais de depoimento como vídeos e cópias de mensagens no WhatsApp.
  É nesse tipo de publicação que investimos muito na produção de conteúdo para alimentar cada vez mais nossas redes sociais. Porém, não podemos esquecer que entrar em contato com nosso cliente e prospectar nossa marca também é muito importante em nossa estratégia.
 
Com que frequência sua academia publica nas redes sociais?
   É muito importante manter um calendário de publicações para que não se perca com o tempo. Eu sei que pode ficar complicado no início quando não há um arsenal de conteúdo para postar ainda.
  No entanto, conforme sua estratégia de Marketing de Conteúdo evolui, você terá cada vez mais ideias para publicar em suas redes sociais.
  Minha sugestão, pensando em atrair, relacionar e vender é que você faça pelo menos uma publicação por dia, se puder fazer duas publicações por dia, e em tempos de campanha de três a quatro, mas sei que não é uma realidade em todas as academias te esse volume de publicações.

Como devo interagir com meu pú
blico?
  Você tem seu negócio e seguiu todos os passos para estar presente nas redes sociais até agora.
  Criou uma página no Facebook e tem sua conta no Instagram ativa, definiu sua estratégia e até postou com frequência. No entanto, um dia, um cliente teve uma experiência ruim com uma pizza que comprou de sua empresa.
  Ele então encontra sua página do Facebook e conta do Instagram e faz avaliações negativas sobre seu negócio, além de vários comentários negativos em suas postagens. O que faz?
  Esperamos que você não deixe o cliente sem resposta ou, pior ainda, exclua os comentários que ele fez em sua página. Você sabe porque? Se excluí-lo, você notará e fará uma bola de neve, fazendo com que volte e faça ainda mais comentários.
  Se você simplesmente não responder, todos que pesquisarem sua empresa encontrarão críticas negativas e removerão automaticamente sua pizzaria das possibilidades de entretenimento e alimentação. Portanto, a partir da experiência que orientamos nossos clientes em consultoria de mídia social, recomendo que você avalie cada caso como único, investigue profundamente para descobrir o que aconteceu e não dê respostas prontas quando isso acontecer.
  Sim, é muito importante responder, mas é ainda mais importante dar uma resposta adequada, que dê uma solução para o problema do cliente, e não apenas uma justificativa que muitas vezes acaba quase culpando o cliente. Portanto, lembre-se: a mídia social tem o poder de lançar um negócio rapidamente e obter ótimos resultados, mas também tem o poder de destruí-lo ainda mais rapidamente.
 

Como posso analisar os resultados?
  Para fazer isso, você precisa definir quais métricas são importantes em sua estratégia. Por exemplo, nosso principal objetivo é a geração de leads. Consequentemente, nossa principal métrica é o número de leads gerados nas redes sociais em um período, que pode ser discriminado por rede social e por publicação.
  Para acessar este número, utilize o Google Analytics e aqueles relacionados ao desempenho de nossas publicações. Métricas como engajamento e alcance da postagem, fornecidas pelo Facebook e LinkedIn, são muito importantes para obter uma visão sobre o tipo de conteúdo que postamos, as imagens que usamos, nossa comunicação, agendas, etc.
  Para finalizar, tempo realmente é dinheiro, ou seja, quanto mais rápido se organizar e focar na gestão das mídias sociais, terá um ótimo retorno financeiro !

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