Benefícios do cacau em pó + receita de brownie funcional

Poucas pessoas no mundo não gostam de um docinho, não é mesmo? E, se esse doce for saboroso e cheio de antioxidantes, que tal? Os benefícios do cacau em pó são vários, vou te explicar e te convencer a trocar o chocolate convencional por essa fruta riquíssima!

A diferença entre o chocolate em pó e o cacau em pó é que o primeiro possui gorduras em sua composição, já o cacau em pó é obtido através do processamento dos grãos da fruta cacau, então a maior parte de sua gordura é removida para outros preparos, restando uma pasta seca, que é liofilizada e transformada em pó. Então, não confunda: cacau é cacau e chocolate é chocolate.

A ideia de que o chocolate atua com sucesso no humor das pessoas é indiscutível, afinal, ele promove inúmeras reações no corpo, inclusive a sensação de prazer, mas, não se engane: quem tem esse poder é o cacau que está ali e não o chocolate ao todo.

A semente do cacau é rica em substâncias como os polifenóis e os flavonóides, que possuem um elevado efeito antioxidante no nosso organismo. Ele ainda possui um grande índice de antioxidantes de forma pura, sem precisar dos outros ingredientes ruins que compõe o chocolate.

Benefícios dos antioxidantes presentes no cacau:

  • Melhora o colesterol: por ser rico em antioxidantes, eles previnem a formação das placas de ateroma;
  • Melhora a memória: por melhorar a circulação sanguínea;
  • Controla a pressão arterial: os flavonóides promovem o relaxamento dos vasos sanguíneos;
  • Protege o coração: o cacau é um dos alimentos que mais possui magnésio, que é um mineral essencial para o funcionamento saudável do coração, além dos flavonóides, que previnem o aparecimento de coágulos sanguíneos;
  • Antidepressivo: por conter quantidades significativas de triptofano, um aminoácido essencial que colabora para produção de serotonina e melatonina, que são dois neurotransmissores que juntos eles desempenham um importante papel na regulação do humor;
  • Melhora a pele: os antioxidantes do cacau bloqueiam os radicais livres prejudiciais para a pele.

Composição do cacau:

Olha só do que o cacau é feito para ser capaz de trazer tantos benefícios:

  • Zinco
  • Magnésio
  • Cálcio
  • Fósforo
  • Zinco
  • Potássio
  • Selênio
  • Ferro
  • Vitamina C
  • Fibras

Infelizmente, o chocolate comercial que todos nós estamos familiarizados possui pequenas quantidades dessas substância tão benéfica para a saúde. Mas, agora você aprendeu todos os benefícios desse super alimento, então quando for comprar chocolate, dê preferência ao chocolate com maior teor de cacau, orgânico, amargo e o mais escuro. E lembre-se: quanto maior o percentual de cacau, menor a quantidade de açúcar.

Depois dessa, você deve estar se perguntando: ok, mas como eu posso utilizar os benefícios do cacau em uma receita deliciosa? Não se preocupe, pois eu preparei uma receita de brownie funcional que não perde em nada para o tradicional. Anote a receita e faça em casa!

Ingredientes:

3 colheres de sopa de manteiga ghee
250 gramas de melado
100 gramas de cacau em pó
2 ovos grandes
80 gramas de farinha de amêndoas ou coco ou aveia
½ xícara de nozes picadas ou pistache
1 pitada de sal
1 colher de café de fermento em pó (opcional)

Modo de preparo:

Forre uma forma pequena com papel manteiga.
Derreta a manteiga em fogo baixo ou no microondas, sem deixar ferver.
Acrescente o sal, o melado e o cacau em pó.
Misture bem e acrescente os ovos, um de cada vez, mexendo sempre até incorporar.
Acrescente a farinha que você escolheu e o fermento.
Mexa bem até homogeneizar.
Despeje sobre a forma com o papel manteiga e leve para assar em forno 180ºC, pré-aquecido, por cerca de 25 minutos – só abra o forno depois desse período.

A receita é para uma forma de 30 x 13 cm e para finalizar e dar um toque especial, decore com morangos!

Gostou? Então vá já para a cozinha e experimente essa receita deliciosa e saudável!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *