As cores dos alimentos e os seus benefícios antioxidantes

Combata os radicais livres com antioxidantes diários!

A Alimentação Funcional é rica em cores, e os pigmentos naturais responsáveis pela coloração dos alimentos, chamados de fitonutrientes, são justamente a propriedade antioxidante, são eles que conferem funcionalidade ao alimento.

Portanto, quanto mais intensa for a sua cor, mais efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios ele contém!

Cada família de cores é rica em nutrientes distintos, que alimentam seu corpo para funcionar de forma otimizada, portanto, quanto mais cores você consumir, mais nutrientes variados você vai ofertar para ele.

A natureza foi perfeita em agrupar os alimentos desta maneira, assim, caso não goste de um determinado alimento, você tem outras opções no mesmo grupo, para que possa usufruir dos mesmos benefícios nutricionais.

Cor: vermelho

Antioxidante: licopeno (carotenoide)

Benefícios: controlar a pressão artéria, melhorar a saúde do sangue e do coração e ajudar o corpo a prevenir doenças cardiovasculares e câncer, especialmente o de próstata.

Alimentos: tomate, morango, acerola, cereja, beterraba, caqui, romã, goiaba, melancia, pimenta, pimentão vermelho, rabanete e uva vermelha

Cor: laranja/amarelo

Cor: laranja/amarelo

Antioxidantes: betacaroteno, luteína e zeaxantina (carotenoides)

Benefícios: proteger o corpo contra doenças, especialmente as relacionadas à visão, como degeneração macular e catarata, fortalecer o sistema imunológico (alimentos ricos em vitamina C). Promover beleza através do vigor da pele e força de cabelos e unhas e também por manter o bronzeado mais bonito e duradouro.

Alimentos: manga, laranja, caju, carambola, melão cantalupe, pêssego, mamão papaya, maracujá, abacaxi, tangerina, abóbora, cenoura, batata baroa, batata doce, pimentão amarelo e damasco.

Cor: verde

Antioxidante: clorofila

Benefícios: estimular a limpeza do organismo, purificando e fortalecendo o fígado; auxiliar no bom funcionamento do intestino, graças à presença de fibras e  controlar os níveis de açúcar no sangue. Os isoticionatos, presentes nos vegetais crucíferos (rúcula, couve, brócolis, agrião, repolho) também promovem a desintoxicação, melhoram a saúde do coração e reduzem o risco de doenças, como o câncer.

Alimentos: abacate, kiwi, limão, abacate, uva verde, brócolis, ervilha, couve, couve de Bruxelas, chuchu, abobrinha, pepino, pimentão verde, quiabo, repolho, salsa, vagem, cebolinha, coentro, repolho, agrião, almeirão, alface, acelga, azeitona verde.

Cor: roxo

Antioxidantes: antocianinas (flavonoides)

Benefícios: promover a longevidade: protegem o coração, prevenindo doenças cardíacas; auxiliam o sistema nervoso, evitando a perda de memória, típica da velhice; fortalecem as articulações; protegem o organismo contra doenças e retardam o envelhecimento.

Alimentos: açaí natural, uva passas, jabuticaba, ameixa preta, amora, framboesa, lichia, mirtilo, azeitona preta, uva roxa, cebola roxa, repolho roxo, berinjela, beterraba, batata doce roxa alface roxa, alho roxo, suco de uva natural.

Cor: branco

Antioxidante: alicina

Benefícios: fortalecer o sistema imunológico e circulatório: combater infecções, reduzir o colesterol e a pressão sanguínea e ajudar o organismo a se defender de tumores.

Alimentos: apim, aipo, alho poró, aspargo, banana, cará, inhame, cogumelo, couve-flor, graviola, mangostin, nabo, pêra e pinha.

Cor: marrom

Antioxidantes: alicina e isoflavona

Benefícios: regular as funções do organismo: contribuir para o bom funcionamento do intestino, prevenindo problemas que vão desde a prisão de ventre até o câncer; e combater a ansiedade e depressão ajudando mulheres nos sintomas da TPM e menopausa.

Alimentos: oleaginosas (nozes, castanhas, avelãs, amêndoas, amendoim), semente de linhaça, arroz integral, feijão marrom, lentilha, grão de bico, soja, aveia, canela.

Um prato colorido, além de bonito, faz bem à saúde ;-))

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