As academias promovem saúde e são essenciais!

Correr, nadar, dançar nunca foi tão importante e urgente. 

No início de 2021, a IHRSA lançou o Active & Safe Commitment, uma iniciativa para reafirmar a dedicação da indústria mundial do fitness à segurança e à saúde, especialmente neste momento, em que os exercícios são tão importantes, segundo a OMS.

Desenvolvido por especialistas da indústria de acordo com as principais orientações de saúde pública, o Active & Safe Commitment tem três objetivos:

  1. Demonstrar o compromisso conjunto da empresa com a segurança de clientes, fornecedores e colaboradores;
  2. Proporcionar aos clientes tranquilidade durante as visitas à academia.
  3. Alertar governantes e funcionários da saúde pública: as academias não devem ser fechadas, mas sim devem ser consideradas como ambientes seguros para exercícios e que podem servir como parceiros responsáveis, confiáveis e eficazes para reduzir custo catastrófico da pandemia no bem-estar físico, mental e emocional.

“A pandemia mudou a forma como as academias operam e ampliou a necessidade de ter um espaço limpo e seguro para os clientes”, disse Brent Darden, presidente interino da IHRSA.

“O Active & Safe Commitment é uma oportunidade para as academias de todo o mundo afirmarem publicamente o imenso valor que atribuem à saúde e ao bem-estar não apenas de seus clientes e equipe, mas de todos aqueles que entram nas instalações.”

0As academias brasileiras podem fazer parte do movimento 

Toda academia associada à ACAD já é automaticamente associada da IHRSA e pode fazer parte desse movimento. Aderir ao programa significa que a academia se compromete publicamente a seguir as melhores práticas da indústria em quatro categorias operacionais: distanciamento físico; protocolos de segurança de funcionários e clientes; limpeza, higienização e desinfecção.

Assim que a academia assina o compromisso com a Active & Safe Commitment recebe um certificado, materiais gráficos para serem colocados na academia, folhetos informativos e um modelo de comunicado à imprensa e aos clientes. Além disso, as academias que aderirem ao programa terão acesso a uma variedade de recursos da IHRSA, incluindo estudos e webinars sobre avaliação de risco com a OMS e outras ferramentas para ajudar as academias a permanecerem abertas.

“O Active & Safe Commitment funciona como um selo de qualidade, uma ferramenta de comunicação, capaz de enviar uma mensagem clara aos nossos clientes, funcionários e líderes governamentais de que as academias são seguras e estão prontas para ajudar as pessoas a combaterem com exercício físico e o fortalecimento do sistema imunológico os fatores de risco, como diabetes, depressão, obesidade, hipertensão, doenças cardíacas e muito mais. As academias brasileiras não podem ficar de fora desse movimento”, diz Jacqueline Antunes, diretora da IHRSA para a América Latina.

Muitos aspectos foram tratados nessa matéria de capa da Revista ACAD e a mensagem de cada um deles fica clara no depoimento do presidente da Associação, Ailton Mendes: “Diante do cenário que ainda traz incertezas, tanto na área de saúde como na da economia, o setor de fitness deve estar atento às pesquisas e estudos, além das recomendações de órgãos oficiais, mas também é importante que esteja unido e fortemente representado, para que possa seguir dialogando com as autoridades governamentais de municípios e estados e, assim, buscar soluções de enfrentamento da crise e mostrar à sociedade que as academias são locais seguros”.

Confira a matéria na integra aqui

Texto “As academias promovem saúde e são essenciais!”. Revista ACAD Brasil. Edição 92. Mar. 2021. p.14.

Edição e adaptação por Samantha Cortijo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *