A magia e o sucesso do novo educador

Por onde anda o tal sucesso? O que precisa ser realizado para eu alcançar felicidade na vida profissional e pessoal? Qual o caminho para as minhas conquistas? Esses são alguns dos questionamentos mais comuns e valiosos sobre carreira e sucesso, pois permitem que cada trabalhador possa reavaliar, readequar e reorganizar a sua carreira profissional.

Inicialmente o que gera uma carreira profissional de sucesso é o efeito acumulado em certo tempo de atitudes positivas e eficientes, gerando assim credibilidade e empregabilidade.

O Educador Brilhante assume responsabilidades pelos seus resultados atingidos, devendo agir comprometido e visualizando novas oportunidades para o sucesso. O mercado de trabalho passa por uma alta competição de talentos com infinitas opções de escolhas. E assim cada profissional deverá sempre oferecer motivos relevantes e coerentes para a sua atuação.

Existem algumas ações importantes para o sucesso profissional, são elas:

  • Proatividade: o profissional precisa estar antenado com a sua área de atuação. Planejar o futuro e ser capaz de antever uma oportunidade profissional são caminhos para o sucesso.
  • Atualização profissional: a ação em pesquisar, estudar e organizar soluções para os problemas e desafios profissionais permite encontrar caminhos “menos” árduos para o sucesso.
  • Resiliência: é a habilidade que o profissional tem de superar os obstáculos e as pressões de situações adversas no trabalho. É preciso encontrar aprendizado nos momentos de superação.
  • Positividade: entende-se que as pessoas felizes têm mais capacidade de perseguir os seus objetivos e adquirir meios para alcançar o sucesso.
  • Empatia: é a capacidade de se colocar no lugar das pessoas, permitindo assim refletir sobre suas ações nas tomadas de decisões.
  • Altruísmo: é o conjunto de disposições que permite os seres humanos ajudarem-se e a se dedicarem aos outros, dando mais importâncias às ações coletivas do que às individualistas.
  • Fazer sempre o diferente: os educadores precisam buscar soluções para as adversidades encontradas em sua rotina. Buscar novas metodologias a fim de facilitar a aprendizagem dos conhecimentos a serem adquiridos pelos alunos é um dos caminhos essenciais para a transformação educacional.

.

A felicidade profissional vem e vai, é momentânea e relativa e não existe no real. A felicidade está atrelada às nossas experiências da vida. A partir do momento que não nos perguntamos mais sobre o sentido da vida, poderemos reconhecer a felicidade pessoal e profissional!

 

 

Tiago Aquino da Costa e Silva (Paçoca)

Graduado em Educação Física (FMU). Membro do LEL – Laboratório de Estudos do Lazer – UNESP/ Rio Claro. Member of the World Leisure Organization. Coordenador da Pós-Graduação em Lazer e Recreação – FMU e USCS. Autor de 38 livros em Gestão, Educação Física e Educação. Diretor da Kids Move Consultoria, Entretenimento SP, Florescer Bebês, Lab-Brincar, Brincadeiras e Jogos e Editora Supimpa. Consultor e Palestrante Internacional. Site – www.professorpacoca.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *