Você está pronto para ter uma empresa?

alexandre_prates

Você é comprometido com seu trabalho? É dedicado com seus estudos? Lida bem com a pressão do dia a dia? É engajado com as metas? É envolvido com as estratégias da empresa? Preocupa-se com a satisfação dos clientes? Gosta de desafios? E a pergunta mais importante: você se realiza trabalhando ou preferiria ficar em casa, se pudesse?

Reflita sobre essas perguntas para, então, compreender o que vou lhe dizer: abrir uma empresa não o torna um empreendedor. Este tipo de profissional demonstra suas características onde quer que esteja.

Empreender deve ser uma escolha emocional e racional de dedicar-se a fazer aquilo que você realmente deseja. Não pode ser uma fuga, ou seja: não estou dando certo em lugar nenhum, então, quem sabe, se eu abrir meu negócio pode ser diferente. Portanto, a análise acima se torna fundamental.

Se você deseja empreender para ver se vai dar certo em alguma coisa, esqueça, o risco é alto. É melhor dar certo em alguma coisa primeiro. Agora, se você deseja ser empresário para colocar em jogo todo o seu potencial, vá em frente e siga algumas dicas fundamentais:

1. Some experiências: se a ideia de empreender já está em sua cabeça, aproveite todas as possibilidades de adquirir experiência para seu negócio. Comece a olhar as coisas com uma visão mais crítica, questionadora e curiosa.

2. Faça uma boa reserva financeira: sei que já ouvimos muitas histórias de pessoas que iniciaram um negócio com nenhum dinheiro e deram muito certo. Mas existem muitas outras histórias, aliás, a maioria delas, de empresas que quebraram por não ter um fluxo de caixa adequado.

3. Acumule conhecimento: leia, faça cursos, procure ajuda profissional, converse com pessoas mais experientes; enfim, não confie somente em seu instinto. Esse é um grande erro de muitos empreendedores. Existem muitas instituições que oferecem ferramentas para o pequeno empresário com custos acessíveis.

4. Planeje, planeje e planeje: o brasileiro dá pouco valor ao planejamento e nesse momento é essencial. Não saia fazendo, pense sobre seu negócio: perfil do meu público, diferenciais de seu produto/serviço, parcerias, onde e como divulgar; enfim, aproveite esse momento de planejamento para desenhar sua atuação no negócio.

5. Invista em relacionamento: onde estão as pessoas que podem me inspirar? Fique perto delas. Vai ter muita gente que duvidará de sua iniciativa, a maioria das pessoas não acredita na ousadia, prefere a estabilidade. Ouça essas pessoas.

6. O segredo é a alma do negócio: segure a ansiedade e não saia contando sua ideia para todos. Há muita gente mal-intencionada. Converse com algumas pessoas sim, mas não alastre seu projeto por aí.

3 thoughts on “Você está pronto para ter uma empresa?

    • Marco Antonio Neumann Prates says:

      Gostei do texto Alexandre, encaixa-se em meu perfil e metodologia de vida e trabalho que concilio desde o início de minha profissão. Valeu e esse sobrenome é forte. Abs

  1. Viviane de Jesus Miranda says:

    Os tópicos acima imprimem exatamente como eu penso, devemos sempre planejar e JAMAIS deixar de estar em constante atualização. abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *