Questões comportamentais x produtividade nas vendas

Começo essa matéria colocando uma frase que utilizo em meus trabalhos da gestão do conhecimento aplicada em academias, onde o meu maior desafio não é aumentar o faturamento, mas desenvolver e entender as pessoas.

“Demitir um funcionário é fácil, mas treinar essa pessoa dói muito”.

Com a exigência por novos e eficazes modelos de gestão em vendas baseados em um rápido aumento da lucratividade, grandes discussões são realizadas dentro das academias e nos eventos que ocorrem pelo Brasil. A busca constante pela alta performance das equipes de vendas, onde muitas delas estão desnorteadas, implica em um maior entendimento dos seus aspectos comportamentais por parte do proprietário e do gerente de vendas.

Muitos dos nossos comportamentos se originam das crenças e valores que adquirimos no decorrer de nossas vidas, permeando diariamente as nossas decisões. Todos esses acontecimentos, sejam de origem familiar ou até mesmo da vida escolar, podem influenciar diretamente os conhecimentos, habilidades e atitudes dos funcionários no ambiente de trabalho.

Analisando os diversos fatores que influenciam a produtividade, alguns gestores ainda conseguem estruturar determinadas ações que direcionem para a valorização e o entendimento pessoal dos que trabalham no setor comercial (podendo estender para qualquer setor da academia), possibilitando um ambiente mais harmonioso e produtivo.

“Entender o ser humano que está trabalhando com o dinheiro da sua academia, se torna um ponto crucial para que as vendas sejam positivas”.

Sabemos perfeitamente que aumentar as vendas é um fator primordial para o seu negócio, mas não basta apenas falar: “essa é a meta do mês”. A interação junto a equipe precisa ser mais intensa. Você já imaginou o que passa na cabeça dos seus vendedores quando você fala essa frase? Quais serão as reações internas/emocionais que eles vão utilizar para realizar um julgamento dessa situação? O que acontece de maneira silenciosa – empregamos em conversas internas de trezentas a mil palavras por minuto, mesmo sem perceber – pode afetar o ambiente de trabalho, sem uma possível percepção externa.

Todos nós carregamos no íntimo o desejo de fazer a diferença, onde queremos mostrar o nosso potencial em situações que exijam a nossa participação. Daí a importância de criar um ambiente de valorização, análises e feedbacks. Personalizar o reconhecimento e avaliar ativa e criativamente o outros são atitudes que aumentam a confiança deles em você. Essas aplicações se tornam cada vez mais importantes, à medida que a carência por mão de obra qualificada está só aumentando.

One thought on “Questões comportamentais x produtividade nas vendas

  1. Milena Emidio Souza says:

    Muito bom o texto! Como gestora, não compactuo muito com a ” facilidade em demitir” em função de vários aspectos envolvidos. Desde os processuais até os emocionais. Claro que cada caso é um caso, mesmo sabendo que para a empresa possa ser um alívio.
    Não consigo perceber sofrimento e não me dói treinar pessoas, pois sabemos que é um risco do gestor treinar pessoas para sempre os perder! Por isso, quanto melhor seu trainee melhor foi a criatura que você criou, mesmo que ela vá voar por ai! Bom…essa é minha opinião. Obrigada! Abraço, Milena Emídio.

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