Prosperidade = oportunidade + mudanças

Todos os dias, em sessões de coaching, atendo pessoas que buscam resultados na carreira ou na empresa. Percebo, porém, que elas continuam usando as velhas e surradas estratégias.

Vivemos um momento que denomino “oceano de oportunidades”. Para navegá-lo com sucesso, precisamos abandonar certos comportamentos, abrir mão do conhecido para arriscar-nos em algo novo. E, embora todos sejam favoráveis às mudanças, essa nem sempre é a escolha dos empresários.

Este paradoxo ocorre porque nosso cérebro é “programado” para manter as coisas exatamente da maneira que elas estão. Portanto, não se culpe, você “veio de fábrica” com este acessório que os acadêmicos chamam de homeostase, que defino como a capacidade de o corpo manter o equilíbrio, evitando qualquer alteração de rota.

Na prática, qualquer sinal de mudança é assustador para nosso cérebro. Há muitos momentos em que sabemos que devemos fazer algo e não fazemos, justamente por causa da tal homeostase. Mas nem tudo está perdido. Abaixo, listo algumas dicas funcionais que venho aplicando nos últimos cinco anos, que ajudarão você a obter mais clientes.

1) Adote a “Rota da Prosperidade”. Veja oportunidades onde todos veem problemas. Problemas são oportunidades de negócio para você apresentar uma solução.

2) Elimine o velho “jeitinho brasileiro”. Isto é, a mania de querer levar vantagem em tudo, enganando clientes ao vender produtos e serviços. As falsas promessas ou os exageros na hora de vender devem ser abolidos das práticas da empresa. É preciso ser, antes de tudo, honesto, genuíno e ético. Se você já for assim, ótimo – uma coisa a menos para se preocupar.

3) Alinhe as expectativas do cliente. A expectativa é percebida quando comparado o que o cliente espera e o que, de fato, você entregou, em termos de serviços e produtos. A frustração é o resultado decorrente de alta expectativa com baixa entrega e é o fator principal que leva clientes a abandonar parceiros.

4) Estabeleça um relacionamento transparente. Evite as técnicas ultrapassadas para “prender” o cliente, como oferecer planos de descontos de longa duração e depois esquecer que o cliente existe ou colocar barreiras e dificuldades que impedem o cliente insatisfeito de cancelar o contrato.

5) Compartilhe informações. Com isso, acionamos a reciprocidade. Se você mantém seu atual ou futuro cliente informado sobre os benefícios de seus serviços, levando pequenas soluções para os problemas que ele enfrenta, inconscientemente ele ficará grato por isso e oferecerá sua lealdade em troca, além de novos contratos e indicações.

Desejo sucesso a todos e torço para que estejamos sempre somando esforços para multiplicar oportunidades!

2 thoughts on “Prosperidade = oportunidade + mudanças

  1. Tatiana UEDA Toba says:

    Eu sou uma grande admiradora nao somente do trabalho que vem desenvolvendo e sim do caráter e ética que sempre mostrou durante anos.
    Ouvi uma frase uma vez e nunca me esqueço e trago pra minha vida. Escutar que você é de confiança é maior do que um Eu te amo, nos dias de hoje.

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