Envelopando a experiência do seu cliente: A importância da criação e gestão dos processos na sala de musculação

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O por quê?

Na maioria dos modelos de negócios existentes no mercado fitness a sala de musculação acaba sendo o grande coração de uma empresa. Geralmente, a grande porta de entrada que tem a responsabilidade de receber pessoas que chegam com anseios e necessidades individuais muito importantes para sua saúde ou estética corporal. Muitas vezes, é nesse local que seus clientes começam a construir percepções positivas ou negativas dos serviços de sua academia e por isso é fundamental que os Gestores tenham um olhar especial para esses momentos.
Na última década, esse espaço ganhou um papel de destaque extra na mídia espontânea. Após a construção de um novo olhar que certifica através de evidências científicas o treinamento de força como um meio eficiente para tratar e prevenir doenças crônico-degenerativas, consumidores que necessariamente não têm como principal fator motivador a estética corporal e sim a oportunidade de viver mais e melhor passaram a se exercitar regularmente praticando treinamentos na sala de musculação.

O envelope

O cartão de visitas do seu negócio ou do negócio que você coordena precisa ter uma identidade própria que possa ser um grande imã de conexão e atração com os seus clientes para com a sua marca.
Tomando como exemplo a descrição em um envelope de um produto comprado pela internet, o serviço prestado na sala de musculação necessita ser entregue a seu destinatário. Mas nos dias de hoje percebemos que em virtude da ausência de processos, gestão, qualidade e envolvimento dos Profissionais que trabalham na sala de musculação o destinatário não recebe o que tinha como expectativa no momento da compra

Um novo mercado

Como já descrito em 1999 por Joseph Pine e James Gilmore, hoje vivemos um momento de mudança onde a economia da experiência sucede a economia de serviços. A todo momento em campanhas de marketing na Televisão, em Revistas ou no mundo digital podemos perceber a inclusão das palavras “experiência” ou “experience”.
Esse modelo demanda ao mercado a necessidade de gerar maior valor agregado aos clientes através de um relacionamento mais personalizado. Não tenho dúvidas em afirmar que a dinâmica para o atendimento na sala de musculação precisa e irá mudar bastante nos próximos anos. Hoje, especialmente no Brasil, temos um consumidor que é muito mais sensível a preço e por isso os Gestores e Coordenadores Técnicos terão a responsabilidade de aumentar a proposta de valor das atividades e programas de exercícios físicos para seus consumidores.

Um pouco de criatividade não faz mal a ninguém

Nesse momento, utilizar as ferramentas de inovação será muito importante para que os Responsáveis técnicos desenvolvam vantagem competitiva frente aos seus concorrentes. E para isso é fundamental que soluções criativas sejam desenvolvidas utilizando a participação dos clientes e da equipe operacional da academia. A construção de novos processos e atividades que possam surpreender seus clientes proporcionando experiências positivas fortalecerão o posicionamento da sua empresa no mercado.
Sendo assim meu amigo Gestor ou Coordenador técnico fuja da zona de conforto, pois sua atuação é fundamental para o sucesso da sua academia. No passado suas responsabilidades eram muito simples, mas agora com a Profissionalização do Mercado você é a peça chave dessa engrenagem.

Sucesso !!!

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