Contrate quem lhe contraria e seja próspero

img_post

Recentemente, o presidente de uma multinacional fez uma provocação interessante. Ele disse que se você estiver em uma reunião com quatro pessoas e elas concordarem com você todo o tempo, isso é sinal de que dois integrantes estão sobrando.

Você já pensou sob essa perspectiva? Já refletiu sobre o poder das diferenças de personalidades em uma equipe de trabalho?

Como se a primeira afirmação já não bastasse, outra questão foi ainda mais impactante. Segundo ele, é preciso contratar profissionais que pensam diferente de você e até pessoas que o incomodam e o irritam, sem nenhum motivo.

As “provocações” do presidente da multinacional são extremamente importantes para que possamos rever paradigmas, ampliar horizontes e analisar de forma muito mais apurada nosso próprio universo. Não precisamos apenas descobrir e administrar as diferenças, temos de investir nelas. É importante que profissionais “do contra” estejam sempre presentes para uma sugestão diferente, mesmo que isso gere irritação e desconforto na equipe.

A pessoa “do contra” tem de ser muito corajosa para contrariar a opinião da maioria e, um líder, nessas circunstâncias, precisa encontrar o ponto positivo. Mas o que existe de importante em circunstâncias assim é a quebra do estado que faz que todos os membros de uma equipe revejam rapidamente suas relevâncias e desafiem sua consistência. Apesar de aparentemente difícil, esse exercício nos leva a resultados interessantes e inovadores.

Hoje, em uma equipe de trabalho, é importante levar em consideração que as pessoas são diferentes por questões de geração, educação, cultura, personalidade, experiências etc. Independentemente dos motivos, quanto mais exercitamos o autoconhecimento, mais aprendemos a respeitar, a aceitar as diferenças e a fazermos o mesmo com os outros.

É importante ressaltar que uma equipe com ideias heterogêneas é muito mais difícil de coordenar, porém, muito mais produtiva se soubermos legitimar cada membro como um legítimo outro. Se por um lado uma equipe homogênea pode ser rápida, harmoniosa e tranquila, também corre o sério risco de ser pouco inovadora, pouco ousada e pouco produtiva.

Neste contexto, é muito importante não confundir diferenças pessoais com simpatia ou antipatia. Temos a forte tendência de gostar dos semelhantes e rejeitar os diferentes e, por isso, é importante ficarmos atentos.

Escolher um comportamento em detrimento do outro pode gerar perdas, entre elas, a da oportunidade de conhecer-se e desenvolver-se como ser humano. Contratar quem você não gosta pode parecer uma afirmação sem propósito, mas certamente é uma grande oportunidade para alargar a visão e os negócios. Reflita sobre isso!

3 thoughts on “Contrate quem lhe contraria e seja próspero

  1. Erivaldo Trajano dos Santos says:

    Parabéns pelo conteúdo dessa reportagem, ótimas dicas de contratação . um forte abraço.

  2. Jarbas Antonio de Jesus Lima says:

    Parabéns por escrever esse belo texto. Realmente é assim que devemos pensar. Quanto mais heterogênea for uma equipe,mais se abre discussão para novas ideias e questionamentos contribuindo para o crescimento da empresa. Abraço!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *