Como estabelecer metas coerentes nos negócios

O estabelecimento de metas é fundamental para o desenvolvimento de qualquer negócio. No entanto, alguns esclarecimentos são necessários antes de avançar no tema. As metas geralmente são muito objetivas e quantificáveis e para que sejam bem estabelecidas é preciso conhecer o que hierarquicamente se coloca acima e abaixo.

Explico-me: acima das metas estão os objetivos (o quê?) e suas estratégias (como?) que têm um caráter mais geral e são orientados pela missão e visão mais abrangente do negócio. A missão e a visão estão relacionadas com a efetividade e legitimidade futura de um negócio. Os objetivos identificam-se com a eficácia e as metas com a eficácia e a eficiência.

Neste caso, a missão da empresa orienta a definição dos objetivos e das estratégias.

As metas vêm a seguir de forma coerente e têm um escopo de curto e médio prazos. Orientam a realização de atividades e operações muito concretas para o desempenho e os resultados do negócio. São ainda fundamentais para gerar motivação e distribuir resultados de acordo com o desempenho das pessoas.

Um exemplo concreto para explicar melhor: a missão de uma academia é atender com qualidade, efetividade e inovação tecnológica os clientes de modo a efetivar a continuidade futura e estratégica da empresa. Ou seja, o cliente e todos os stakeholders, entendidos como os parceiros internos e externos, são continuamente acionados.

Os objetivos da academia desdobram-se da missão e implicam funcionários bem-treinados e educados, uma boa comunicação da empresa com o público, uma boa base tecnológica, uma boa gestão financeira para identificar os fatores que trazem retorno ao investimento, uma eficaz logística e distribuição dos produtos e armazenamento destes.

As metas são estabelecidas a partir destas condições, identificando-se quantos clientes se pretende atender e quantos produtos se pretende vender, além da ampliação ou não dos fornecedores durante um período de tempo.

Para encerrar esta questão, vamos ao ponto mais importante: com as metas estabelecidas objetiva e quantitativamente, os gestores têm condições de avaliar, depois do período estabelecido, os processos e suas expectativas quanto ao desempenho do negócio. Desta forma, o ciclo coerente da gestão estratégica – desde a missão até as metas e a avaliação – se completa.

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