A importância do suor na prática esportiva e como lidar com ela

O cheiro de suor é uma questão que incomoda todos no mundo fitness, seja por conta do próprio cheiro, do cheiro dos outros ou do cheiro que a academia e os equipamentos acabam adquirindo.

Parece que nem os desodorantes mais tecnológicos nos permitem escapar desta situação e por isso cada vez mais estamos aderindo aos antitranspirantes, mas será que isto é saudável?

Neste post vamos compartilhar:

  1. A importância do suor na prática esportiva
  2. Como evitar cheiro de suor sem bloquear a transpiração

______________________________________

  1. A importância do suor na prática esportiva

No subconsciente humano o suor está ligado diretamente ao conceito de vitória. Quando vemos alguém transpirando em excesso nosso subconsciente entende que esta pessoa está realizando um esforço e que seu corpo está em sintonia com a tarefa.

Suor corporal serve para regular a temperatura do corpo, isso garante que ele não sobreaqueça e danifique seus órgãos.

Com isso, fica subentendido que antitranspirantes apesar de fazer parecer limpinho, danificam radicalmente a performance dos nossos órgãos internos.

Como uma saída emergencial para compensar o bloqueio das axilas, o organismo passa a fazer com que outras partes do corpo transpirem. Muitas vezes em áreas que não estão preparadas para receber o excesso de suor que o corpo necessita eliminar.

O suor é composto por água e nutrientes, suor não tem cor, e suor não tem cheiro. O mau cheiro vem de espécies específicas de bactérias que por inúmeros fatores instalaram-se em nossa pele.

Por mais que por um curto período de tempo os desodorantes eliminem estas bactérias ele também cria um ciclo vicioso que não nos permite mais cessar o seu uso. Estudos comprovam que os desodorantes estimulam a produção de bactérias do mau odor caso o usuário cesse o uso dele.

 

  1. Como evitar cheiro de suor sem bloquear a transpiração

Alunos da USP perceberam que o maior agravante do mau odor está na relação entre roupas e desodorantes. Eles comprovaram que os desodorantes fixam as bactérias do odor em nossas roupas e os produtos de limpeza não são capazes de removê-las.

Para saber como removê-las acesse aqui.

Além da roupa, existe a mochila que naturalmente é o local no qual guardamos nossas roupas entre o trajeto academia/casa e mal sabemos que a mochila proporciona o ambiente ideal para a proliferação acelerada de bactérias.

Estudos comprovam que em menos de uma hora milhões de bactérias se espalham por toda a mochila, ou seja, ao colocar a roupa limpa do próximo treino na mochila ela também será contaminada.

Sabemos que é insustentável lavar a mochila a cada uso e é isso que a indústria da remediação induz.

Se você observar por outro ângulo existe uma solução simples, um suplemento para as roupas que evita permanentemente com que as bactérias do mau odor se instalem no corpo, na mochila e nas roupas.

O Visto.bio é um spray biodegradável que transforma qualquer roupa em tecnológica, proporciona performance e equilíbrio para as pessoas, roupas e planeta.

Acesso o site para testar o visto.bio por 15 dias.

 

_____________

Renan Serrano

Possui 10 anos de experiência em tecnologia têxtil e já estudou até no Japão. Diante da sua trajetória têxtil e contato com marcas internacionais de moda, percebeu que poderia ajudar a deixar o mundo um pouco melhor do que quando chegamos, por isso fundou o Visto.bio.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *